Linguagem: <!-- a.gflag {vertical-align:middle;font-size:16px;padding:1px 0;background-repeat:no-repeat;background-image:url(//gtranslate.net/flags/16.png);} a.gflag img {border:0;} a.gflag:hover {background-image:url(//gtranslate.net/flags/16a.png);} #goog-gt-tt {display:none !important;} .goog-te-banner-frame {display:none !important;} .goog-te-menu-value:hover {text-decoration:none !important;} body {top:0 !important;} #google_translate_element2 {display:none!important;} --> 2d1x1k
Em Curitiba, sul do Brasil, o nutrólogo Máximo Azinelli faz alerta sobre os perigos de se consumir alimentos "bem ados" e cita as torradas, tão aceitas nas refeições de todo mundo. Especialista repete a Food Standars Agency (FSA) que demonstra a formação perigosa à saúde em produtos que contêm amido, muito assados ou excessivamente fritos. "Substância favorece o surgimento de tumores".
Recomendação é para que seja reduzida a ingestão desses alimentos. É uma "tentação" para os olhos, quando se mostra por exemplo naquele embutido assado ou no bolo ou pão, sugestivamente marrom. A cor é obtida a temperaturas superiores a 120 graus. Mas a substância que faz mal à saúde está em todos os alimentos submetidos ao processo de cozimento em elevada temperatura.
Dados do Wikipedia:
Malefícios do consumo da acrilamida
Testes indicam alterações neurológicas, tumores (câncer) na região ocular,
alterações morfológicas nos nervos e tumores de mama para concentrações
de 0,2 mg/kg de peso corporal por dia. Apesar de que a estimativa indique
que uma pessoa altamente exposta à acrilamida por meio da dieta ingira
aproximadamente 0,004 mg/kg de peso corporal por dia, os efeitos na saúde
provocados pela acrilamida não devem ser ignorados, É que nos últimos anos o padrão alimentar
tem mudado rapidamente, tendendopara o consumo exagerado de produtos industrializados e ricos em amido
O que podemos fazer para evitar?
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), não existe um valor aceitável de acrilamida que possa ser ingerido. Ainda que a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) esteja reavaliando o surgimento da acrilamida em alimentos, a substância poderá ser classificada como provável carcinogênica para seres humanos.
Diante desta situação aqui estão algumas dicas para prevenção:
Veja dicas de como cozinhar o alimento sem perder muitos nutrientes, e ainda evitar a formação da acrilamida.
Não há Comentários para esta notícia 1i5p29
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.