Linguagem: <!-- a.gflag {vertical-align:middle;font-size:16px;padding:1px 0;background-repeat:no-repeat;background-image:url(//gtranslate.net/flags/16.png);} a.gflag img {border:0;} a.gflag:hover {background-image:url(//gtranslate.net/flags/16a.png);} #goog-gt-tt {display:none !important;} .goog-te-banner-frame {display:none !important;} .goog-te-menu-value:hover {text-decoration:none !important;} body {top:0 !important;} #google_translate_element2 {display:none!important;} --> 2d1x1k

Bumba Meu Boi agora patrimônio da humanidade 3m226x


12-12-2019 22:55:22
(1628 os)
 
Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão é agora Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Foi reconhecido pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, na reunião em Bogotá, Colômbia. Assim torna-se a sexta manifestação cultural, histórica e artística do Brasil a ganhar o título. Os demais são: Arte Kusiwa, o Samba de Roda, o Frevo, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e a Roda de Capoeira.

 


Bumba Meu Boi é um rito cultural que envolve formas de expressão musical, coreografia, representação e brincadeira. A prática é fortemente carregada de simbolismo. Reproduz o ciclo da vida, oferecendo uma metáfora para a própria existência humana. A cada ano, os grupos envolvidos na prática reinventam essa celebração, recriando canções, sátiras, figurinos e bordados para a ocasião.

Culminando no final de junho, o ciclo do festival inclui apresentações públicas e rituais em torno da morte de um boi. É um período considerado de renovação, no qual as energias são revigoradas.

Com a entrada para a Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, serão reforçadas as ações de salvaguarda já desenvolvidas pelas comunidades praticantes do Bumba Meu Boi, em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e entidades parceiras. Será fortalecida a autonomia dos grupos; promovidas mais ações de educação patrimonial; realizar nova documentação; além de ampliar pesquisas e promover ainda mais a valorização desse bem cultural.

 

 

 

 Não há Comentários para esta notícia 1i5p29

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário 6g67a

RxUjh