Linguagem: <!-- a.gflag {vertical-align:middle;font-size:16px;padding:1px 0;background-repeat:no-repeat;background-image:url(//gtranslate.net/flags/16.png);} a.gflag img {border:0;} a.gflag:hover {background-image:url(//gtranslate.net/flags/16a.png);} #goog-gt-tt {display:none !important;} .goog-te-banner-frame {display:none !important;} .goog-te-menu-value:hover {text-decoration:none !important;} body {top:0 !important;} #google_translate_element2 {display:none!important;} --> 2d1x1k

Fumantes já podem ter tratamento no SUS k1411

Fumantes já podem ter tratamento no SUS
[foto] - No SUS os tabagistas dispõem de cuidados para sair da dependência.

13-06-2023 16:14:15
(606 os)
 
Governos do mundo estão reagindo para retirar as pessoas do tabagismo que está matando 443 pessoas por dia e, no Brasil, domina 12,8% da população. Agora há medida do Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), determinando que o SUS (Sistema Único de Saúde) ofereça tratamento aos tabagistas e dependentes de nicotina. É uma decisão que encara a futura incidência de doenças decorrentes, como é o câncer. Além dos que fumam, 9,2% são afetados, os ivos.

 


Segundo a publicação, o novo PNCT (Programa Nacional de Combate ao Tabagismo) tem a missão de “articular a rede de tratamento do tabagismo no SUS, o Programa Saber Saúde, as campanhas e outras ações educativas e a promoção de ambientes livres da fumaça do tabaco”. Caberá às secretarias Estaduais e Municipais de Saúde implementar o programa em suas áreas de atuação e a coordenação nacional será do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Além da gestão, o novo PNCT deverá atuar em três outros eixos: o cuidado integral, que inclui prevenção e promoção da saúde; educação; e vigilância. Tratamento, prevenção da iniciação ao tabagismo e proteção da exposição à fumaça, para evitar o consumo ivo, são ações ligadas ao cuidado integral.

No eixo educação o novo programa prevê qualificação de profissionais de saúde, gestores do PNCT, profissionais de vigilância sanitária, além do fomento de ações educativas voltadas à população. Já o eixo vigilância em saúde é voltado para ações de monitoramento de consumo do tabaco e seus derivados, assim como de outros produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, e até de produtos ilegais.

 

 

Fonte: Ministério da Saúde, SUS e Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia 1i5p29

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário 6g67a

Bzcdp