Linguagem: <!-- a.gflag {vertical-align:middle;font-size:16px;padding:1px 0;background-repeat:no-repeat;background-image:url(//gtranslate.net/flags/16.png);} a.gflag img {border:0;} a.gflag:hover {background-image:url(//gtranslate.net/flags/16a.png);} #goog-gt-tt {display:none !important;} .goog-te-banner-frame {display:none !important;} .goog-te-menu-value:hover {text-decoration:none !important;} body {top:0 !important;} #google_translate_element2 {display:none!important;} --> 2d1x1k

Porto de Santos faz acordo e amplia capacidade em 20 milhões de toneladas 24416o

Porto de Santos faz acordo e amplia capacidade em 20 milhões de toneladas
[foto] - Acordo acaba disputa judicial e Porto de Santos vai ampliar capacidade para 20 milhões de toneladas

10-08-2023 20:47:32
(470 os)
 
Disputa de mais de 10 anos, foi encerrada (230810), com o entendimento entre a Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Marimex. Compromisso assinado prevê transferência da empresa para área de 102 mil metros quadrados (m2), do antigo Teval, e cederá o espaço de igual tamanho a ser desocupado pela Marimex, que permitirá a implantação da pera ferroviária. Espaço vai aumentar 20 milhões de toneladas/ano o escoamento de granéis vegetais, atendendo 13 terminais da margem direita do Porto de Santos.

 


Foto APS

am o Termo de Liberação de área o sócio da Marimex, Antônio Carlos Fonseca Cristiano, o Caio; o presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini; o presidente da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), João Almeida; e o prefeito de Santos, Rogério Santos. Este entendimento promovido pela diretoria da APS põe fim a uma polêmica e tornará o Porto de Santos mais competitivo e eficiente.

A pera ferroviária será construída pela FIPS,

uma sociedade de propósito específico que

reúne a Rumo, a MRS Logística e a VLI. O

prazo para a conclusão de toda a operação –

udança da Marimex e conclusão da pera, é de 36 meses.   

 

Marimex e Governo

A disputa judicial envolvendo a companhia Marimex e o Governo Federal vinha impedindo a construção de uma pera ferroviária no Porto de Santos, estrutura considerada necessária para ampliar a capacidade logística do maior porto do hemisfério sul, também o mais importante para o escoamento de commodities agrícolas do Brasil. Há mais de 10 anos que se fala na necessidade de implantação da pera ferroviária na margem direita do Porto.

A pera ferroviária é um pátio em formato circular que possibilita o transbordo da carga sem a necessidade de desmembramento do trem. O projeto, agora autorizado, viabilizará a implantação da pera em torno da área a ser entregue pela Marimex. A judicialização havia chegado ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). 

A falta de entendimento vinha prejudicando a solução que evitaria um gargalo no setor portuário, principalmente porque a capacidade de transporte ferroviário de cargas "serra acima" ultraará, a médio prazo, as 90 milhões de toneladas. A movimentação de grãos do agronegócio brasileiro está chegando perto de 85 milhões de toneladas/ano.  

Logo quer assumiu, o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, abriu diálogo com a Marimex, realizando seguidas reuniões que chegaram ao consenso agora divulgado. "A atual diretoria, seguindo orientação do ministro Márcio França, busca soluções para o Porto de Santos crescer ainda mais, gerando riqueza e empregos para a região e o País", afirmou Pomini.

 

 

Fonte: Porto de Santos e Autoridade Portuária
 

 Não há Comentários para esta notícia 1i5p29

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário 6g67a

V3Xz4