Linguagem: <!-- a.gflag {vertical-align:middle;font-size:16px;padding:1px 0;background-repeat:no-repeat;background-image:url(//gtranslate.net/flags/16.png);} a.gflag img {border:0;} a.gflag:hover {background-image:url(//gtranslate.net/flags/16a.png);} #goog-gt-tt {display:none !important;} .goog-te-banner-frame {display:none !important;} .goog-te-menu-value:hover {text-decoration:none !important;} body {top:0 !important;} #google_translate_element2 {display:none!important;} --> 2d1x1k

Ferrovias transportam 530,6 milhões de toneladas, recorde em 5 anos 6q6o3d

Ferrovias transportam 530,6 milhões de toneladas, recorde em 5 anos
[foto] - Este é um trecho da Ferrovia Norte-Sul Rio Verde-Santa Helena, em Goiás.

15-02-2024 19:45:54
(436 os)
 
Transporte de 530,6 milhões de toneladas por ferrovias do Brasil, fazem movimentação recordista nos últimos 5 anos. Observação é do Governo Federal que dá sinais de reconhecer que o modal é favorável ao desenvolvimento e por isso pretende estimular obras de recuperação e construção Primeiros alvos para liberação de recursos, sã o trecho pernambucano da Transnordestina e a continuação da FIOL 2 (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) na Bahia.

 


Movimentação de cargas por ferrovias atingiu em 2023 o maior nível em 5 anos. Em 2023 foram transportadas por trens, 530,6 milhões de toneladas úteis. Os dados constam do relatório da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).

Segundo a ANTF, esse é o terceiro maior volume da série histórica, só perdendo para o recorde de 569,4 milhões de toneladas úteis registrado em 2018 e de 538,3 milhões obtido em 2017. De 2006 a 2023, destacou o relatório, o volume de carga transportado por ferrovia no Brasil aumentou 64%.

Ao desconsiderar as cargas de minério de ferro, o desempenho melhora ainda mais. No ano ado, o transporte ferroviário de carga geral – produtos agrícolas, combustíveis, contêineres e demais cargas – somou 148,6 milhões de toneladas úteis. Esse foi o maior volume para a categoria desde 2005, quando tinham sido movimentadas 149,6 milhões de toneladas úteis.

Go0verno, pela Casa Civil, atribuiu o crescimento à recuperação da economia e ao aumento das parcerias com a iniciativa privada. Segundo a pasta, a combinação de investimentos públicos e privados permite a melhoria da malha ferroviária.

Entre as principais realizações, foram referidos a retomada dos investimentos

na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) 1 e a intensificação das obras

da Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico).Com o novo Programa de

Aceleração do Crescimento (PAC) estão previstos até 2026, mais de

R$ 94 bilhões em investimentos públicos e privados no transporte ferroviário.

Governo refere-se ainda ao aprimoramento dos contratos com as concessionárias de ferrovias e a elaboração de uma política de incentivos à devolução de trechos ociosos e inoperantes para aumentar a eficiência da malha ferroviária nos próximos anos. Além disso, as parcerias público-privadas, irão liberar recursos do Orçamento para outras obras, como o trecho pernambucano da Transnordestina e a continuação da Fiol 2, na Bahia.

 

 

Fonte: Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia 1i5p29

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário 6g67a

RgLKf