Linguagem: <!-- a.gflag {vertical-align:middle;font-size:16px;padding:1px 0;background-repeat:no-repeat;background-image:url(//gtranslate.net/flags/16.png);} a.gflag img {border:0;} a.gflag:hover {background-image:url(//gtranslate.net/flags/16a.png);} #goog-gt-tt {display:none !important;} .goog-te-banner-frame {display:none !important;} .goog-te-menu-value:hover {text-decoration:none !important;} body {top:0 !important;} #google_translate_element2 {display:none!important;} --> 2d1x1k
"Equipes qualificadas," realizam visitas às propriedades para identificar condições de saúde, planejar intervenções preventivas e promover o cuidado individual e coletivo, com foco na prevenção de doenças e no diagnóstico precoce. Cada estado contará com módulos compostos por um supervisor (enfermeiro) e 15 técnicos de saúde rural (técnicos de enfermagem ou enfermeiros). Cada módulo será responsável por atender até 2.250 pessoas em 450 propriedades rurais.
"O Saúde no Campo vai andar junto com o nosso programa de Assistência Técnica Gerencial, porque nosso trabalho está nos mostrando que renda sem saúde não existe", afirmou o diretor-geral do SENAR, Daniel Carrara. "Então, vamos levar educação em saúde e prevenção aos produtores rurais assistidos e suas famílias para que possam ganhar a vida com tranquilidade."
Todas as atividades do Programa são gratuitas. Além das visitas, os participantes receberão materiais educativos, com orientações práticas sobre doenças prevalentes no meio rural; um caderno de saúde individualizado para registro de informações e orientações; e um kit de primeiros socorros, contendo curativos, ataduras, antisséptico em spray, entre outros itens.
Os técnicos de saúde rural ainda apoiarão os usuários no o à teleconsulta, contribuirão para a inclusão digital em saúde e atuarão na articulação com a rede local de saúde.
Explicação de Renilson Rehem, diretor de saúde promocional, mostra que "a ideia do SENAR foi criar um programa, acima de tudo, de promoção da saúde e prevenção de doença. Nossa expectativa é levar mais saúde para a população rural, não substituindo o sistema público, mas complementando e tornando o o mais viável a essa população."
Pela Saúde no Campo
Em outubro de 2024, o SENAR iniciou um projeto piloto do Saúde no Campo nos estados da Bahia, Tocantins e Mato Grosso, beneficiando 1.079 pessoas em 344 propriedades.
Durante o atendimento, foram identificados 121 casos de hipertensão, 39 de doença renal, 18 de problemas cardíacos, nove de doenças respiratórias, 26 casos de diabetes e sete de câncer.
Fonte: SENAR, Assessoria de Comunicação
Não há Comentários para esta notícia 1i5p29
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.