Linguagem: <!-- a.gflag {vertical-align:middle;font-size:16px;padding:1px 0;background-repeat:no-repeat;background-image:url(//gtranslate.net/flags/16.png);} a.gflag img {border:0;} a.gflag:hover {background-image:url(//gtranslate.net/flags/16a.png);} #goog-gt-tt {display:none !important;} .goog-te-banner-frame {display:none !important;} .goog-te-menu-value:hover {text-decoration:none !important;} body {top:0 !important;} #google_translate_element2 {display:none!important;} --> 2d1x1k

Brasileiro precisa planejar aposentadoria com antecedência 1157r

Brasileiro precisa planejar aposentadoria com antecedência
[foto] - Demora no planejamento da aposentadoria causa dificuldades no envelhecer.

24-01-2025 21:35:27
(206 os)
 
Brasileiro ainda não apendeu a planejar com antecedência o tempo e modo de aposentadoria. Alerta é deixado pelo levantamento do Instituto Opinion Box, que ouviu um pouco mais de 1000 pessoas. Concluiu o que a istração pública do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem advertindo seguidamente. Atualizar as contribuições para a seguridade social é algo que deve ser encarado com muita responsabilidade e disciplina, mas só 40% cumprem com o compromisso pessoal.

 


A pesquisa revelou também que 37% dos aposentados item que não se planejaram financeiramente para parar de trabalhar e 53% precisaram continuar trabalhando para complementar a renda. Dentre os que se planejaram, 70% aram a complementar o salário com outra renda 5 anos antes de se aposentar.

Segundo o levantamento, entre os aposentados, 48% dizem sentir instabilidade financeira; 45%, ter grande receio de endividamento; e 64%, não considerar o valor da aposentadoria suficiente para manter o padrão de vida.

A pesquisa encomendada pela Serasa mostra ainda que a alimentação é o maior gasto de quem já se aposentou, e os custos com a saúde estão em segundo lugar: 60% dos aposentados já precisaram buscar crédito ou empréstimo para auxiliar nessas despesas consideradas essenciais.

“É fundamental que o trabalhador prestes a se aposentar se planeje financeiramente, prevendo os possíveis ganhos e gastos que devem ocorrer ao longo dos anos, principalmente, para aqueles que desejam parar de trabalhar logo após começarem a receber o benefício”, destaca o especialista em educação financeira, Thiago Ramos.

“Para quem já se aposentou, mas ainda possui dificuldades, o ideal é criar um controle financeiro e estabelecer fluxo de acordo com a sua realidade.”

 

 

Fonte: Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia 1i5p29

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário 6g67a

qXe2p